COMO IDENTIFICAR TOM E SUBTOM DA PELE

Quem nunca errou no tom de base que atire a primeira pedra?! Eu já errei e hoje vejo como errei feio, mas minha sorte foi que raramente eu usava uma base. Já que estou falando de tom e subtom tenho que confessar que meu maior erro na maquiagem eram nas sombras, eu usava sombras coloridas sem ideia alguma se estavam em sintonia ou não. Um exemplo desse erro era que eu comprava um tom de sombra que ficou maravilhoso na artista “fulana de tal” mas quando eu usava não fica tão deslumbrante assim. E hoje eu sei que isso ocorreu porque cada pele possui não apenas um tom (que pode ser claro, médio e escuro), como também um subtom diferente da outra (que pode frio, neutro, quente ou oliva). Sendo dessa forma o que ficou maravilhoso pra “fulana”, pra mim ficou um desastre.

Quando fazemos um curso completo, de qualidade aprendemos sobre os tons e subtons existentes na pele, eu falei CURSO COMPLETO porque existem diversos cursos de maquiagens espalhados por todos os cantos do país, porém nem todos tem a preocupação de suprir o aluno com conteúdo teórico e acabam formando alunos pelo “achismo”. (Eu acho que o tom é esse e o subtom é aquele) Tudo isso porque muitas escolas e profissionais estão visionando dinheiro e “Tempo é dinheiro“ certo? Errado! Porque se voce não usar seu tempo para aprender, suprir seu profissional de teoria tanto quanto prática, estará formando profissionais vazios e isso explica a quantidade de profissionais despreparados. Mas vamos voltar ao assunto sobre os tons e subtons.

Na maquiagem não basta só identificar o tom de pele da cliente, é preciso identificar também qual o subtom. Identificar isso é muito importante, não só para não errarmos no tom da base, mas também para sabermos quais cores ficaram mais harmônicas, quais realçam, contrastam, suavizam, etc.

Neste post vocês aprenderam a identificar seu tom e odeio subtom para nunca mais passar vergonha por aí, vamos lá?

O QUE SÃO CORES QUENTES, FRIAS E NEUTRAS?

Cores frias são tons azulados e rosados. Cores quentes são tons amarelados e alaranjados. E, por fim, cores neutras são tons que resultam de uma mistura de uma cor quente com outra fria, como tons como cinzas, beges, marrons e verdes.

Deem uma olhadinha nesse círculo cromático.

Para que vocês entendam melhor sobre os tons e subtons da pele, vou apresentar a vocês a protagonista da história que dá a pigmentação da nossa pele: a melanina

A melanina pra quem não conhece é a responsável pela coloração da nossa pele, cabelo, pelos e olhos.

Entrando um pouco mais a fundo para enterdermos, a melanina é dividida em três categorias e cada uma possui cores diferentes que se mesclam e dão o tom final para nossa pele. Sendo assim os tons e subtons são formados pela presença dessas cores, variando na quantidade de um e do outro.

Essas cores presentes são aquelas que vocês conheceram bem pequenos nas aulas de educação artística, que são as cores primárias azul, amarelo e vermelho.

E apenas com essas três cores podemos criar uma gama de outras cores, acreditem ou não.

Mas falando das melaninas além da própria melanina marrom/castanho, deixa eu apresentar esse trio a vocês:

Eumelanina – Que possui pigmentos azulados.

Feomelanina – Que possui pigmentos amarelados.

Tricosiderina – Que possui pigmentos avermelhados (Por ser incomum, quase nunca é citada, mas ela existe! E é característico em quem possui cabelos ruivos naturais).

É importante sabermos que em caso de albinismo ocorre a ausência de cor na pele, isso acontece pela deficiência do aminoácido tirosina, sendo assim quando há essa deficiência no organismo ou possui em pequena quantidade nos deparamos com esses casos.

Apesar de mais difícil encontrar uma base pra esse tipo de pele, geralmente pessoas albinas tem subtom neutro, acinzentado ou rosados. Então nesses casos o melhor é evitar usar bases super amareladas ou rosadas.

Agora vamos entender a diferença entre tom e subtom.

O QUE É TOM DE PELE?

O tom da pele é fácil de identificar, bem mais que o subtom da pele. O tom da pele pode ser clara, média, escura… Ele permanecerá o mesmo, não importa quão bronzeada você esteja, mesmo que você seja pálida no inverno e bronzeada no verão. Deem uma olhada nesse gráfico pra vocês terem ideia do que estou falando.

O QUE É SUBTOM?

Subtom é a cor do fundo da pele (amarelado, azulado, neutro, esverdeado…), enquanto a predominante é o seu tom claro, médio ou escuro. (na imagem acima tem o gráfico)

Existe diversas variações no tom da pele, mas a maioria dos estudos definiram que há quatro principais subtons. Há partir desses quatro tons existe uma variação mínima entre eles, sendo assim em alguns casos mesmo depois de identificar o tom e o subtom da cliente, precisamos ajustar um tiquinho do subtom para ficar perfeito.

Deem uma olhada nessa gráfico abaixo:

Pra vocês entenderem melhor esse gráfico observem que:

FRIO: é mais azulado

NEUTRO: tem equilíbrio entre as três cores primárias azul, amarelo e vermelho

QUENTE: é mais amarelado

OLIVA: é amarelado e azulado, dando um aspecto de esverdeado

Pra ficar mais fácil vocês entenderem olhem esse gráfico ilustrativo de peles com subtons frios, neutros, quentes e esverdeados aplicados em três tons de pele que são: claro, médio e escuro.

IDENTIFICANDO O SEU SUBTOM OU DA CLIENTE

Na dúvida de qual o subtom da sua cliente é possível você tirar a dúvida observando a coloração das veias.

Observando as veias do antebraço ou pulso é possível vê se elas são arroxeadas, verde-azuladas, amarronzadas ou esverdeadas.

Essa coloração final ocorre porque nas nossas veiam correm sangue vermelho, junto a camada da pele e gordura bege/amarelada por cima temos essas cores que vemos a olho nu. (azulados, avermelhados e amarelados)

Observem:

Se elas são arroxeadas, o subtom é frio (veias vermelhas + pele bege com pigmento azulado = roxo).

Se elas são verde-azuladas, o subtom é neutro(veias vermelhas + pele bege com equilíbrio de pigmentos que deixam ela também mais bege, assim se misturando o bege com o vermelho somente = verde-azulado)

Se elas são amarronzadas, o subtom é quente (veias vermelhas + pele bege com pigmento amarelado = marrom)

Se elas são esverdeadas, o subtom é oliva (veias vermelhas + pele bege com pigmentos amarelado e azulado = verde).

Agora que vocês já sabem o que é tom e o que é subtom já podem ir a busca da sua base perfeita, também saberá identificar das suas clientes e não errar mais.

O segredo da maquiagem está em treinar, treinar e treinar muitooooooo!

Grande beijo e espero que gostem! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s